Atenção e empatia: há alguma associação?
Conhecendo um pouco sobre o conceito de empatia, podemos imaginar que para sermos empáticos precisamos ser capazes de direcionar a atenção ao outro. Precisamos estar atentos a como o outro nos toca.
Você está atento? Afinal, o que é atenção?
Durante toda nossa atividade consciente precisamos tomar decisões, priorizar comportamentos e definir estratégias para alcançar objetivos. Considerando que somos constantemente atingidos por diversos estímulos, internos e externos, precisamos ter a capacidade de selecionar dados relevantes para que somente as informações essenciais cheguem aos centros corticais superiores, servindo como base para a nossa ação. Desse modo, o funcionamento adaptativo em um ambiente complexo depende de um processamento seletivo.
Sem atenção, então, atuaríamos no caos. Ou melhor, não atuaríamos.
Mas o que queremos dizer com estímulos internos e externos?
Por exemplo, você por um acaso está com alguma preocupação neste exato momento? Há alguma coisa no seu corpo lhe incomodando, como uma pequena dor de cabeça ou um incômodo nas costas? Estes são apenas alguns exemplos de estímulos internos. Já aquele som alto do vizinho ou da televisão que ninguém em sua casa quer baixar são exemplos de estímulos externos.
Mas atenção!!! O conceito atenção não é algo simples. Há vários tipos de atenção
Atualmente, a atenção é percebida como uma função multifatorial e, considerando sua complexidade, seus mecanismos devem ser vistos como fazendo parte de um sistema orgânico, possuindo sua própria circuitaria, anatomia, déficits e um padrão de desenvolvimento.
Quando falamos em circuitaria e anatomia estamos esclarecendo que diversas estruturas do encéfalo estão envolvidas neste processo. Em déficits relatamos que, por exemplo, a pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem uma dificuldade nesta função cognitiva. Sobre padrão de desenvolvimento descrevemos que há padrões diferenciados de desempenho destas funções no processo de desenvolvimento, desde o nascimento até o envelhecimento.